quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Câncer de mama

Muitos já devem saber que ontem faleceu Andrea Maltarolli. Andrea Maltaroli foi quem escreveu a novela "Beleza Pura".

"A TV Globo informa o falecimento da autora Andrea Maltarolli, na manhã desta terça-feira, dia 22, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer de mama com metástases. Andrea, que tinha 46 anos, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro de 1962." (fonte: http://extra.globo.com/lazer/retratosdavida/posts/2009/09/22/morre-autora-andrea-maltarolli-225534.asp).

Vocês leram a informação a cima?! Ela morreu de câncer de mama ... aos 46 anos!!

Tudo bem, sei que ainda existem muitas mulheres no Brasil que morrem de câncer (mama e colo do útero), mas definitivamente não dá para não ficar triste com esse tipo de informação.

Segundo o site "Mulher consciente" (http://www.mulherconsciente.com.br)

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No Brasil, são cerca de 49 mil novos casos de câncer de mama em mulheres por ano, e esse número vem aumentando nas últimas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas em número muito menor.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Resumindo: façam sempre o auto exame! 

























1° - Observação em frente do espelho:
Antes do banho, posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça, observe tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça.

Qualquer alteração na superfície (depressão ou saliência) ou rugosidade é importante.
Pressione o mamilo suavemente e veja se dá saída a qualquer líquido. Se o mamilo está umbilicado (metido para dentro como o umbigo) e não era assim, essa é uma alteração importante também.


2° - Palpação de pé:
Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências.

Divida o seio em faixas verticais e horizontais e com os dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faça a palpação de cada faixa, de cima para baixo.

Palpe também a axila e o pescoço. Não se esqueça, todo o seio deve ser palpado, mas dê particular atenção ao quadrante superior-externo.

Repita as mesmas manobras para a mama direita.


3° - Palpação deitada:
Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado.

Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares.

Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente.
Apalpe, agora, as axilas.

Lembre-se que o auto-exame da mama deve ser realizado regularmente. Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação. Se a alteração persistir procure o seu Médico. Esclareça com ele todas as dúvidas que tem sobre os seus seios e sobre o auto-exame. Se o auto-exame é normal, o exame Médico deve ser anual.























***********************


Mudando rapidinho de assunto, queria agradecer pelo carinho da blogueira Dê (http://serfelizfazpartedomeushowsempre.blogspot.com). Ela indicou meu blog em seu último post.




Então, vou fazer como ela fez ... ao invés de indicar 10 blogs, indicarei apenas 5, ok?

As regras:

• Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação

• Escrever 10 palavras que qualifiquem o seu blog


Meu Blog é ... acho que não vou conseguir definir 10 adjetivos para o meu blog, mas a única coisa que posso dizer é que escrevo nele o que tenho vontade, escrevo minhas inquietações, escrevo sobre momentos felizes, sobre temas que me preocupo, escrevo sobre teatro, educação, escrevo meus poemas ... enfim, sou eu mesma!

Indico como boas leituras: Luz de Luma, Lulu on the sky, Emo mesmo, Carlos Rosa e Carioca da Garoa.(vejam o link ao lado, na coluna "eu leio").

Então é isso ...

That's all folks!

2 comentários:

Lulu® disse...

Muito triste, mas prevenção é tudo.
Big Beijos

PS: Obrigada pelo selinho.

Micha Descontrolada disse...

caraca!!! bolei. não tinha visto essa notícia.
q triste. e com dinheiro, não se pode dizer q é pq não tinha condições de ir a um médico.

é, precisamos nos cuidar, sempre.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................