quarta-feira, 7 de abril de 2010

CHUVA NO RIO DE JANEIRO

Não sei nem por onde começar!

Bom, foram dois dias longos e tristes aqui na Cidade Maravilhosa! A cidade está um verdadeiro caos, mas a vida não pode parar, não é mesmo? Hoje, meu pai voltou ao batente. No entanto, existe o medo de enfrentar um temporal pela frente. Ele trabalha em Ipanema e lá a coisa ficou feia de verdade. A lagoa Rodrigo de Freitas transbordou, o túnel Rebouças ficou parado, etc. Os acessos para Vila Isabel também não são dos melhores: Praça da Bandeira, Radial Oeste e Maracanã. Tudo alagado por esses dias.

Aos poucos a cidade está voltando aos seu ritmo normal, com as ruas ainda cheias de lama. De acordo com os telejornais, o Rio de Janeiro não tem um temporal como esse desde 1988. Aliás, lembro bem dessa época, pois meu pai ficou com o fusquinha dele parado na enchente em pleno maracanã. 

Foto - fonte: http://aleosp2008.files.wordpress.com/
Estamos na torcida que não venha outro temporal por aí. Quem mora por aqui sabe que a nossa cidade não tem estrutura para enfrentar esses temporais. As ruas alagam por qualquer motivo! Sem esquecer do povo que mora na baixada fluminense. Os telejornais focaram muito os alagamentos da Zona Sul, mas o pessoal que mora na baixada também sofre bastante com a tragédia. O temporal desaba e as pessoas ficam sem suas casas, perdem seus móveis, barracos caem e muitas pessoas morrem. Uma coisa acaba levando à outra. Infelizmente a desigualdade social é muito grande. As pessoas "nada" favorecidas acabam indo morar em lugares impróprios (áreas de risco) e infelizmente, quando um temporal desse desaba ... 

A foto acima refere-se ao temporal de Janeiro deste ano! Nada muda! Vai mudar quando?! 


Pode parecer besteira o que vou falar, mas a quantidade de lixo que se vê depois que o temporal acaba ... é impressionante. Claro que os nossos governantes precisam fazer alguma coisa pela nossa cidade, mas a gente também precisa ajudar. O simples ato de não jogar lixo nas ruas já ajudaria bastante. Não resolveira o problema, mas seria uma ajudinha.

Segundo o site do "Bom dia RJ", alguns locais estão recebendo donativos para as vítimas das enchentes aqui da nossa cidade. Fonte: (http://migre.me/uyYb)

Confira os locais onde enviar donativos:

Rua Afonso Cavalcanti 455 – Cidade Nova

Avenida Pedro Segundo 111 – São Cristóvão

Rua Bambina 37 – Botafogo

Avenida Ayrton Senna 2001 – Barra da Tijuca

Rua Armando Cruz sem número – Madureira

Praça Barão da Taquara 9 – Jacarepaguá

Rua Professor Abelardo Lobo sem número – Lagoa

Rua Biarritz sem número – Bangu

Rua Conde de Bonfim 267 – Tijuca

Rua Minas de Prata 200 – Campo Grande

That's all folks!

3 comentários:

C@uros@ disse...

Olá minha querida amiga Renata, tristes estamos todos, lamentável esse momento, porém, o povo do Rio é lutar e saberá superar mais essa. O Rio sempre será nossa cidade maravilhosa, só nos resta, no momento, orar pelas almas que se foram.

Paz, harmonia e muita energia para todos,

forte abraço

C@urosa

Lulu on the sky disse...

Ai Rê fiquei tão desesperada de ver o Rio que é uma cidade tão linda acabada com a chuva. Doeu de ver o pedalinho da lagoa no meio da av. epitácio pessoa.
Big Beijos

Cadinho RoCo disse...

Eu trabalhava na Rede Bandeirantes de Televisão quando em 1988, de Belo Horizonte, ancorei campanha para arrecadação de donativos que remetemos para o Rio. Muito triste tudo isso e assustador. Sobretudo quando deparamos com o governador Cabral dando declarações sobre obras do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento e muito preocupado em enaltecer sua ligação com o Presidente Lula ao invés de acordar para a realidade dos fatos que aponta para enorme incompetêncxia administrativa, seja municiapl, seja estadual.
Cadinho RoCo