sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PRESENTE

Me dei de presente na segunda-feira um livro da Martha Medeiros: "Fora de mim". Tenho uma relação de amor e ódio com a Martha Medeiros, pois quando leio um livro da autora, ou gosto muito ou eu ... fico triste! Não tenho uma opinião totalmente formada a respeito deste livro, pois ainda estou na metade. Estou ansiosa para saber o final, pois este livro não é de contos ou textos com temas aleatórios, como por exemplo "O trem bala" e "Mulheres e Santas". "Tudo que eu queria te dizer ..." continua sendo disparado o melhor livro. Tudo bem, não li todos os livros e textos dela, mas já conheço bem algumas coisas.


Só uma dica, para quem saiu de um relacionamento amoroso e está sofrendo muito, acho melhor nem ler o livro, ou então, leia e chore tudo o que tem que chorar de uma vez só! Pois o livro fala exatamente disso: uma mulher se separa depois de 16 anos de casada e relata todo o seu sofrimento a cerca desse tema. Não estou nesse momento da minha vida, mas o livro me fez chorar bastante, relembrando algumas coisas do passado (não muito distante).

Ontem, meu pai chegou em casa com o bom e velho "Almanaque do Pensamento" (2011). Todo final de ano ele compra esse almanaque! Achei engraçado ele dizendo que ano que vem o meu ano vai ser muito bom no meu campo profissional. Que o santo almanaque esteja certo e os anjos digam amém.


O almanaque tem sempre o mesmo formato, mas que dá super certo. Vejam só: 99º ano! Gosto muito.

Falando em livros, finalmente acabou a "novela" sobre o livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato. O livro vai continuar sendo usado em salas de aula. Tem mais é que continuar mesmo. Eu hein, que isso!! Monteiro Lobato não era preconceituoso coisa nenhuma!! Tolerância zero. Vejam o link: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/11/05/livro-de-monteiro-lobato-vai-continuar-sendo-usado-em-sala-de-aula-afirma-mec-922952624.asp

Ah! Hoje é o dia da CULTURA! Você sabia disso?! Eu não sabia :-((

cultura
cul.tu.ra
sf (lat cultura) 1 Ação, efeito, arte ou maneira de cultivar a terra ou certas plantas. 2 Terreno cultivado. 3 Biol Propagação de microrganismos ou cultivação de tecido vivo em um meio nutritivo preparado. 4 Biol Produto de tal cultivação. 5 Biol O meio junto com o material cultivado. 6 Utilização industrial de certas produções naturais. 7 Aplicação do espírito a uma coisa; estudo. 8 Desenvolvimento que, por cuidados assíduos, se dá às faculdades naturais. 9 Desenvolvimento intelectual.10 Adiantamento, civilização. 11 Apuro, esmero, elegância. 12V culteranismo. 13 Sociol Sistema de idéias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade. 14 Antrop Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social.15 Arqueol Conjunto de remanescentes recorrentes, como artefatos, tipos de casas, métodos de sepultamento e outros testemunhos de um modo de vida que diferenciam um grupo de sítios arqueológicos. C. alternativa, Agr: a que se faz alternando. C. esgotante: a que esteriliza ou depaupera o solo. C. física: desenvolvimento metódico do organismo humano por meio da ginástica e dos desportos. C. extensiva: a que explora a riqueza do solo sem cuidar da conservação deste, precisando, assim, de amplos territórios. C. geral: a constituída de conhecimentos básicos indispensáveis para o entendimento de qualquer ramo do saber humano. C. intensiva: a que acumula o trabalho e o capital num terreno relativamente pequeno, conservando-lhe a fertilidade.



Salve o DIA DA CULTURA! Precisamos mesmo de incentivo (em todos os sentidos). Qualquer incentivo é muito bem vindo. Aliás, incentivo à cultura e à educação nunca é d+. É muito triste saber que o nosso país possui a pior educação mundial, estando lado a lado com o Zimbábue. Notícia básica matutina do "Bom dia, Brasil!"


That's all folks!

7 comentários:

Anônimo disse...

O melhor de ler esse post foi saber que você já está falando com seu pai novamente.

Espero que agora vocês se acertem e não briguem mais!!!

C@uros@ disse...

Olá minha querida e sensível amiga Renata, eu ainda não li a Martha Medeiros, esse título me deixou um desafio, engraçado! fora de mim... Uma bela dica para as férias que se aproximam. E a cultura em? Quem será o Ministro da Cultura da D. Dilma? Espero que seja alguém do ramo, verdadeiramente comprometido com os desafios e mudanças no panorama cultura de nossa pátria tupiniquim.
Paz e harmonia, um belo final de semana.

forte abraço

C@urosa

Daniel Savio disse...

Finalmente fizeram algo para corrigir o erro de tirar uma Obra de Monteiro Lobato =P

Mas trate de se cuidar menina, se divirtar um pouco, ok?

Fique com Deus, menina Renata.
Um abraço.

Lulu on the sky disse...

Não li nenhum livro da Marta Medeiros. Sobre Monteiro Lobato saiu até no Twitter. Vou procurar esse almanaque do pensamento, eu compro sempre aquele só do meu signo.
Big Beijos

Luma Rosa disse...

Onde se arruma uma almanaque deste? Estou precisando de um oráculo! (rs*)

Acho tudo da Martha profundamente triste ou, será que somos essencialmente tristes?

Um absurdo o que queriam fazer com Monteiro Lobato! E ele nem está presente para se defender! Devemos respeitar os mortos. Sei lá, passado tanto tempo, remexer de modo negativo na cultura não é legal!

Incentivo à cultura? Você viu a proposta para essa segunda-feira no blogue da Isa?

Boa semana! Beijus,

Talitta disse...

Oi: Rê

Ainda quero ler algum livro da Martha Medeiros, leio coisas dela soltas por aí (coluna do globo) e visito o blog dela de vez em quando, muito de vez em quando mesmo, faz tempo que não vou lá.
Quero me programar, nas férias, para ler Clarice Lispector, tô precisando. E alguns livros já começados que preciso terminar.
Por ora concentrada no final da facul. TCC e Estágio.
Além, das aulas de dança. Final do ano é uma loucura.

Dica: Li e assisti o "Comer, Rezar e Amar". Acho bem bonitinhos e recomendo. Bem voltado para nós: MULHERES.

Beijo. Beijo. Saudades.

disse...

Não li nenhum livro da Marta Medeiros mais já ouvi falar que são muito bons.Vou anotar o nome desse livro e vou comprar para mim.Eu Vi na TV falando que os livros do Monteiro Lobato ia ser proibido nas escolas,sacangaem isso né,são livros lindos e nem tem nada de preconceituoso.Bjus